Como Jogar Paintball

Erros Frequentes de Iniciantes

Meu nome é Karina Simões, estou longe de ser uma jogadora de paintball, mas de fato estou muito envolvida com o esporte, tudo o que já li e vi sobre paintball tem que servir para alguma coisa, então escrevi este artigo com trechos de textos que encontrei por ai e mais do que isso, minha experiência como iniciante. Aqui, coloquei alguns erros mais comuns que pude observar de quem está começando e a melhor maneira de corrigi-los. Espero que estas dicas ajudem!

Posicionamento Errado

A primeira preocupação do iniciante quando entra em campo é se proteger, e não ser uma ameaça ao seu adversário. Eles escolhem o maior bunker ou o maior arbusto (no caso de jogadores de mato) e ficam bem no meio dele. Eles não vêem nada, não conseguem dar dicas nem cobrir outro jogador.

 

Aqueles que resolvem avançar vão muito longe e acabam pegos por não ter uma estratégia em mente. Lembre-se, o paintball é um jogo que envolve raciocínio e reflexo rápido. O tempo é curto, até você pensar em uma estratégia dentro de campo seu adversário já te pegou, então seja sempre mais rápido do que ele.

Bole uma estratégia com seu time antes do jogo começar, decida para qual bunker ou obstáculo irá quando sair do break observe os jogos do time que irá enfrentar. Conhecer a estratégia usada pelo adversário é a maneira mais fácil de derrotá-lo. Procure um obstáculo que lhe ofereça razoável cobertura e ao mesmo tempo lhe dê campo de visão para atirar no seu oponente. Você pode estar no alvo de seu oponente, mas procure não ficar perto demais para que consiga se mover atrás do bunker. Se o obstáculo em que você está é pequeno demais, fique atenta para não deixar partes do seu corpo à mostra, ponta do pé, cotovelos, cabeça. Eu, super desligada, já fiz isso e o que ganhei? Fui eliminada do jogo e tenho a marca da bolinha até hoje na minha canela… Presta atenção!!! Assegure-se de ter um cara do seu time te dando cobertura para que possa ter alguma abertura e arriscar uma nova jogada.

Pouca Visão do Jogo

Geralmente, se você vê seu oponente antes que ele o veja você o pega. Iniciantes acham que se eles colocarem a cabeça para fora serão um alvo fácil, então hesitam em olhar ao redor. Ou tem aqueles que resolvem olhar para uma só direção, tipo eu! Rs.. Quando você se concentra em uma só área, foca tanto naquele lugar que não escuta o jogo…

 

Não tenha medo de olhar para o lado. Quanto mais informação você tiver do que está acontecendo no jogo, melhor. Claro que se olhar sempre para o mesmo lado seu oponente vai sacar e você será atingido, então dê uma variada, olhe para os dois lados, em várias alturas do obstáculo e também por cima. Se optar por olhar por cima, seja bem rápido, não perca mais de um ou dois segundos. Se demorar mais do que isso seu oponente: 1 – te vê 2 – mira 3 – atira. Isso se ele não for muito rápido, pois geralmente não demora tanto para alguém que joga a algum tempo te acertar.

Pouca movimentação

Pouca movimentação em campo. Se você não está ajudando o time na posição que está, saia de lá. Por exemplo, decidir ficar atrás para proteger sua base é sempre um erro: se o resto do seu time está indo bem, significa que eles teriam feito melhor com você entre eles e de qualquer modo não sobrou nenhum oponente lá atrás para que você fique protegendo a base. Se o resto do seu time está tomando um pau do adversário, significa que eles também teriam feito melhor se você estivesse com eles e quando o oponente chegar à sua base, ai sim você irá se sentir sozinho.

 

Quando você se encontrar em uma posição onde seja um alvo fácil, sem ajuda por perto, existem somente três coisas a fazer:

 

  • Sair de lá o mais rápido possível.
  • Atirar no seu adversário.
  • Gritar por ajuda e denunciar a posição de seu oponente. Sim grite muito! Se alguém está atirando em você é porque sabem onde você está, então não tenha medo de entregar sua posição.

 

Outra dica, quando um iniciante vê um adversário ele foca naquele adversário, até parece que fica cego e surdo. Na maioria das vezes ele nem se liga que você, sagaz, já mudou de lugar e irá atingi-lo por um outro ângulo. Quando você está na troca de tiros com um adversário, esteja preparado para se movimentar, pois assim ele não saberá onde você está e nem de onde seu próximo tiro virá.

Falta de comunicação

Quem está começando no paintball raramente fala durante o jogo, dificilmente pede ajuda quando precisa, ou não entrega a posição do adversário para seus colegas de time.

A única razão para ficar quieto durante a partida é se quer ficar escondido, fora isso, depois que os adversários já sabem onde você está não há motivo para ficar calado. Você terá a ajuda que precisa e dará aos seus colegas as informações que eles precisam.

Mais atenção ao seu alvo

Alguns iniciantes imaginam que um marcador é uma arma e tentam acertar alvos que estão muito, muito longe, entregando sua posição. Atiram em qualquer coisa que se mova, e o oponente que não disparou nenhuma vez (ainda) irá saber aonde encontrá-lo, (pois dificilmente ele sai do lugar), e aí você já sabe… bunkeada na certa.

Se você ainda não foi visto, seu primeiro disparo deve ser certeiro. Seja paciente

Às vezes você tem que atirar em um cara que não está vendo. Para ajudar um colega de time a sair de uma situação, para deixar o adversário nervoso atrás de seu bunker, para atrair a atenção do adversário… Alguns times racham o custo das bolinhas porque eles sabem que front players (que geralmente usam menos bolinhas) só tem a abertura para jogar se tiver a cobertura do back player. Bom, aí você já precisa de um time.

Conclusão

Na maioria das vezes, iniciantes cometem tais erros por medo de levar bolada. Então se lembre: é só um jogo, ninguém vai “morrer” de verdade. Experimente, o paintball é um esporte que proporciona muita adrenalina a diversão. Tente novos movimentos, treine, assista aos jogos “os caras” bons. Esporadicamente alguns jogadores profissionais vêm para o Brasil e realizam cursos rápidos (o que chamamos de clínicas), aproveite estas oportunidades para aprender com “os caras” de fora. Verá que em pouco tempo quem estará dando dicas é você.

 

Texto elaborado por Karina Simões, com trechos retirados de artigos de Jean-Manuel e do time francês Les Tontons Flingueurs.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *