o que é paintball?

O que é Paintball

Paintball é um jogo

Que começou como uma brincadeira praticada por madeireiros do Canadá e Estada Unidos. Estes trabalhadores utilizavam marcadores para atirar bolinhas de tinta nas árvores a serem derrubadas e, no final do expediente, aproveitavam para fazer um tipo de jogo muito popular nos Estados Unidos, chamado “Capture the Flag” (Capture a Bandeira).

Alguns dos praticantes desta “brincadeira” resolveram levar a coisa mais a sério, dentre eles estava Bob Gurnsey, considerado o Pai do Paintball. Isto foi há 20 anos e, de lá para cá o Paintball sofreu várias mudanças, deixando de ser praticado como uma simulação de combate onde os jogadores se pareciam mais com o Rambo no meio do mato e passando a ser um esporte radical, rápido e super dinâmico, onde se usa roupas muito coloridas equipamentos de alta tecnologia e se joga em campos planos, abertos e com obstáculos coloridos que em nada lembram um cenário de guerra.

Existem várias modalidades de jogo, como o 10-Homens, onde há duas bandeiras, sendo uma em cada base ou o Big Games que chegam a reunir mais de cem jogadores ao mesmo tempo. O mais comum no Brasil é 5-Homens (ou 5-Man), que se joga “center flag”, ou seja, uma bandeira é colocada no meio do campo o objetivo do time é sair de sua base, capturar a bandeira e colocá-la na base do adversário antes que o outro time o faça. Cada jogador está equipado com uma arma movida a CO2 que dispara bolinhas de tinta. Estas bolinhas se rompem ao atingir o alvo, deixam uma bela mancha de tinta no jogador, marcando-o.

As bolinhas utilizadas no BR PAINTBALL são importadas, estouram facilmente no alvo evitando assim ferimentos. A cápsula destas bolas é feita de gelatina, da mesma utilizada na fabricação de medicamentos e o recheio é de tinta não tóxica e totalmente bio-degradável, podendo ser ingerida sem prejuízo à saúde e não causando nenhum dano ao meio-ambiente.

O jogo termina quando um dos times coloca a bandeira na base do adversário, ou quando todos são eliminados (manchados de tinta), ou quando acaba o tempo de jogo. Parece ser muito fácil, mas a adrenalina é muita quando você sabe que tem que correr, mas que atrás de algum obstáculo, seu oponente está a sua espera, com uma marcadora semi-automática pronta para pintar você e tirá-lo do jogo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *